Portugueses não estão preparados para despesas inesperadas

Segundo um estudo recente, 44% dos portugueses não teriam capacidade para dar resposta a uma despesa inesperada, como um arranjo no carro ou da casa, ou uma despesa de saúde. Mas não estamos sozinhos. E o curioso é que somos acompanhados por países como o Reino Unido, os EUA ou a Alemanha, países desenvolvidos, e com nível de vida acima da média. As redes sociais informais (família e amigos) são, segundo o estudo, um dos principais recursos na procura de ajuda.

Dois dados ressaltam deste estudo. Por um lado é notório a falta de cultura de poupança em alguns países, como Portugal. Por outro, é interessante e revelador que o sistema financeiro não apareça entre os recursos para a solução de um problema inesperado. Aliás, em Portugal, apenas 8% dos consumidores referiu utilizar o cartão de crédito para resolver uma despesa inesperada.

Seria de esperar que a cultura de poupança viesse com o desenvolvimento das sociedades, mas na realidade, também é nos países mais desenvolvidos que os níveis de consumo são mais elevados, porque é onde se cria mais riqueza. Como diz a sabedoria popular, "onde não há dinheiro, não há vícios"...

O recurso às redes sociais informais é muito interessante. Remeter para segundo plano os especialistas nesta matéria (leia-se os bancos), demonstra que a credibilidade das instituições financeiras anda pelas ruas da amargura. Nada de novo... Mas é também algo irónico, pois, para resolver questões económicas, as pessoas pensem recorrer à esfera não económica como fonte de solução dos problemas. Em Portugal a família é apontada por 25% dos inquiridos como a fonte da ajuda, revelando que ainda somos, na realidade, um país colectivista, com laços grupais bastante estreitos, especialmente com os grupos primários, como a família.

0 comentários: