Nova pégada do consumidor masculino

É oficial. A depilação já não é um ritual exclusivo das mulheres. Um estudo sobre hábitos de beleza masculinos mostra que 15% dos homens fazem a depilação. Mais importante que o acto em si é a simbologia que lhe está associada. Tradicionalmente, a depilação é um ritual associado ao ideal de beleza feminino, mas isso tem vindo a mudar nos últimos anos, o que revela uma tendência mais abrangente e rotuladora de um conjunto de comportamentos: o metrosexual.


O que tem isto a ver com consumo? Tudo! O estilo de vida metrosexual expressa-se em grande medida pelo consumo. Os artigos de beleza a moda e vestuário são apenas exemplos mais visíveis desta tendência. Já lá vai o tempo em que as marcas de produtos de beleza se preocupavam apenas em desenvolver produtos para a mulher. Hoje em dia pode-se encontrar produtos tão (aparentemente) improváveis como cremes hidratantes para homem e até mesmo fonds de teint para homens. A Boticário, por exemplo, apresenta na sua loja virtual uma secção exclusiva de produtos só para homens.

Ora esta tendência revela ao estudioso do comportamento do consumo que a “pegada” de consumo típica do homem está a mudar. Para os mais entusiastas das novas tendências, esta mudança tornar-se-á a “nova pegada” do consumidor masculino, substituindo a anterior. Numa análise mais sensata pode-se dizer que esta será uma nova pegada que coexistirá com a anterior.

De qualquer forma, não podemos continuar a procurar as pistas do comportamento do consumidor masculino nos contextos tradicionais. Exige-se imaginação e pensamento “out of the box” para recolher as pistas correctas que nos conduzam à compreensão mais precisa do comportamento desta nova “sub-espécie” de consumidor.

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