Se as redes sociais permitem conhecer melhor os consumidores, como já aqui foi abordado, o Foursquare dá mais um passo na partilha de informação e, consequentemente, na possibilidade de melhor conhecer o consumidor através das pistas que este vai deixando.
O Foursquare é uma rede social não sedentária (ao contrário do Facebook ou do Twitter) que permite aos seus utilizadores informar a sua rede de contactos os sítios que visitaram através do telemóvel. Como funciona em tempo real, os utilizadores podem informar a sua rede onde estão num determinado momento. Cada vez que entra num local (um estabelecimento comercial, por exemplo), o utilizador avisa, com um click no telemóvel, onde está ("check in"). Quanto mais "check-ins", mais pontos acumula. Quem frequenta muitas vezes o mesmo lugar, pode ganhar o título de "mayor". O título fica com essa pessoa até que alguém a ultrapasse em frequencia. Os utilizadores também ganham "badgets" por descobrir lugares novos, por escrever resenhas e impressões das suas visitas. É uma rede que estimula os utilziadores a visitarem e recomendarem lugares.
Este recurso abre assim uma nova janela de oportunidade. Através desta rede é possível saber quais os locais que as pessoas frequentam e o que acham desses locais. Esta potencialidade começa já a ser explorada pelas marcas. A Starbucks, por exemplo, criou um programa de descontos especiais para utilizadores que façam mais vezes "check-in" num determinado local... naturalmente nos espaços Starbucks.
A rede fez um ano em Março e contava com mais de 500 mil utilizadores. Actualmente, segundo a Foursquare, o site está a processar 600 mil "check-ins" por dia, o dobro do que fazia há um mês atrás.
Se a "pegada virtual" dos consumidores era, até há pouco tempo, sedentária, agora o consumidor dá a conhecer as suas pegadas no mundo real.
Social networks go mobile... and real.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário